O fim do ano está chegando e com isso, é comum aumentar a quantidade de alimentos ingeridos, fugir da dietas e abandonar os treinos.
Não deixe que as comemorações comprometam sua boa forma e sua saúde. Épocas de confraternizações exigem disciplina e foco, mas é possível manter uma alimentação saudável durante esse período festivo.
Participe das comemorações, mas procure não exagerar ou adapte a situação.
Dicas
- Não pule refeições durante o dia do evento/festa (para não chegar lá com muita fome);
- Faça um lanche antes do evento que tenha proteína e carboidrato integral,
exemplos: iogurte proteico com fibras ou sanduíche de pão integral; - Em dia de festa é importante manter a dieta desde a hora em que acordar até a refeição antes de sair. Dessa forma você compensa um pouco as calorias que irão exceder (com moderação) durante as festas;
- Até a virada do ano, continue mantendo no máximo até 2 refeições livres por semana: sugiro a ceia de Natal e a ceia de Ano Novo.
- Combine consigo mesmo antes de ir para a festa o quê e o quanto você pretende comer e beber. (Estabeleça uma cota previamente);
- Quanto à comida, coma devagar, aproveite mais as companhias. Mastigue bem os alimentos e opte pelas opções menos calóricas.
- Cuidado com pensamentos sabotadores, como: “só hoje”. Responda à eles bravamente: “É mais importante estar bem com meu peso e minha saúde!”
- Mantenha a prática de exercícios tanto no dia em que vai sair mais da dieta como também no dia seguinte, pois isso manterá o metabolismo acelerado e auxiliará na queima das calorias excedentes.
- Saiba dizer “não” aos que insistem para que você coma, sem medo de magoá-los. Lembre-se que depois do exagero você se sentirá culpado, com sensação de descontrole sobre si, o que vai minar sua autoconfiança em emagrecer. Então, não vale a pena exagerar. Você se sentirá muito mais feliz se comer e beber dentro da normalidade.
- Se acontecer de exagerar, “volte para os trilhos” imediatamente e continue com a alimentação normalmente, sem excluir refeições para compensar, pois você pode sentir mais voracidade no dia seguinte. Apenas procure não repetir o comportamento!
- O segredo é o equilíbrio. Se você fizer uma alimentação mais leve durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação, porém sem exageros.
- Não se descuide da hidratação. Uma das causas do inchaço pós-festas é a desidratação pela redução da ingestão hídrica, piorada pelo consumo de bebidas alcoólicas, quando consumidas.
“O segredo nas ceias de Natal e Réveillon não é deixar de comer, mas fazer escolhas corretas para você se sentir bem!“
E a dica mais importante…
Após as comemorações agende uma consulta comigo, para um 2022 muito mais saudável.
Desejo à você um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!