Começando com dicas gostosas da Nutri: Clica no link abaixo que você vai encontrar um montão de receitas para a sua festa junina!
Com a temporada das festas junina, aumenta a expectativa de consumir as famosas comidinhas típicas, é preciso ter atenção aos ingredientes e à forma como são preparados se quiser curtir as festas sem culpa e sem prejudicar a saúde.
Da pipoca ao quentão, saiba quais são os alimentos típicos mais nutritivos e quais você deve evitar
Milho: A melhor maneira de consumir o milho é na forma in natura, na espiga mesmo, com pouco de sal. Ele é rico em carboidratos e outros nutrientes, como fibras, ferro, folato e as vitaminas A, B, E, além de possuir dois importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da visão. É um alimento de fácil digestão.
Pipoca: contém boa quantidade de fibras e Vitamina A;
Pamonha: fonte de fibra e de energia, mas contém um alto índice de carboidrato simples, por isso o consumo deve ser controlado;
Curau: alimento rico em potássio, deve ser consumido com moderação devido a quantidade de açúcar.
Canjica: deve ser consumida com moderação devido ao teor calórico e de açúcar, mas possui fibras que auxiliam na regulação do intestino e proteínas importante para a construção muscular.
Batata doce: Possui um sabor adocicado irresistível, este carboidrato é fonte de beta caroteno, que ajuda a evitar alguns tipos de câncer.
Pinhão: Alimento contém proteína, ferro, cálcio, magnésio, fibras e libera ácido linoléico, que aumenta a sensação de saciedade.
Caldos: Legumes, verduras e grãos, como o caldo de feijão. São saudáveis por conter fibras e vitaminas, e o ideal é evitar complementar com bacon ou queijo ralado.
Paçoca e pé de moleque: Embora feitos com amendoim, que é um alimento com muitos nutrientes, a paçoca e o pé de moleque contêm excesso de açúcar, por isso, devem ser consumidos com moderação. Substituir por versões lights sempre que possível.
Cachorro-quente e frituras: Esses alimentos contêm excesso de gorduras, sal e outras substâncias muito prejudiciais à saúde, o ideal é não consumir.
Suspiro e maria-mole: Produzidos com muito açúcar, esse tipo de doce não possui nada que agregue bom valor nutricional em sua composição, evitá-los.
Quentão: A bebida mais emblemática da festa junina, além de conter álcool, é bastante açucarada. Reduzir o açúcar e criar um quentão funcional com chá de hibisco na sua composição irá ajudar.
O segredo para que você não adquira alguns quilinhos a mais:
– Experimentar de tudo, mas não extrapole na quantidade.
– Cuidado com os salgadinhos folhados e frituras em geral.
– Substituir o leite integral por desnatado, diminuir a quantidade de farinha ou misturar farinha integral, trocar o açúcar branco, por açúcar mascavo ou adoçante e diminuir óleos e gorduras.
– Coma uma fruta ou iogurte antes de ir para a festa, assim não chegará com muita fome.
– Limite às bebidas alcoólicas, alternando com copo de água mineral.
– Uma boa maneira de seguir essa recomendação é comer primeiro os alimentos considerados mais saudáveis para aumentar a saciedade e diminuir a quantia a ser consumida posteriormente dos mais prejudiciais. Além disso, é possível fazer adaptações saudáveis em algumas receitas, tornando-as menos calóricas e mais nutritivas.